jan 09

Microsoft faz campanha contra o Orkut; Google ironiza ataques


O site de buscas da Microsoft, Live Search, lançou uma campanha de ataque direto ao Orkut. Mensagens próximas ao campo de pesquisa intimam o internauta a deixar o site de relacionamentos do Google e usar o Windows Live Spaces, que se tornou rede social no ano passado (veja imagens no fim da reportagem).

“Perfis falsos no Orkut? Conheça o site com amigos de verdade”, convoca, num dos recados. “Cansado de malas no Orkut? Controle sua exposição no Spaces”, cutuca, em outro. Ao clicar nas frases antiOrkut, o internauta cai no site do Live Spaces.

À Folha Online, o diretor de comunicação do Google no Brasil, Félix Ximenes, ironizou a iniciativa. “É gratificante ver um concorrente se curvar assim”, disse. Para ele, a estratégia da Microsoft “apenas mostra que nosso sucesso é absoluto”.

“O objetivo é convidar novos usuários a experimentar o Live Spaces, cuja principal característica é a preservação da privacidade de seus usuários”, afirmou Priscyla Alves, gerente de marketing de serviços on-line da Microsoft Brasil. Conforme a assessoria de imprensa da companhia, a mesma campanha foi veiculada em cinemas no final do ano passado.

Um dos instrumentos do Orkut explorados nos ataques da Microsoft foi repaginado na semana passada: o álbum. O site introduziu novos recursos de fotos, que agora são agrupadas por meio de pastas separadas. O site também criou recentemente “cadeados” para se controlar quem pode e quem não pode ver as seções de “scraps”, vídeos e fotos de cada perfil.

O Windows Live Spaces possui 8,3 milhões de usuários no Brasil, de acordo com dados da Microsoft de novembro último. O Orkut, maior rede de relacionamentos no país, conta com 23 milhões de usuários brasileiros, conforme o Google.

Fonte: Folha Online

Escrito por Airton

Deixe seu comentário