jan 09

Microsoft cogita usar Blu-ray no Xbox 360


A Microsoft cogita utilizar o sistema de DVD de alta definição Blu-ray, da Sony, em seu console Xbox 360. Atualmente, a empresa utiliza apenas o formato HD-DVD, da Toshiba.

“Isso deveria ser uma escolha do consumidor; e se é por esse [o Blu-ray] que eles votam, é algo que teremos de considerar”, disse Albert Penello, gerente de marketing para o Xbox, quando perguntado se a Microsoft poderia utilizar o padrão da Sony para gravações em alta definição.

O Xbox 360 é compatível com um acessório, vendido separadamente, que permite ver filmes em HD-DVD. Enquanto isso, a Sony introduziu diretamente no PlayStation 3 um mecanismo que oferece o mesmo recurso, porém no formato Blu-ray.

O anúncio da Microsoft ocorre pouco tempo depois que o estúdio cinematográfico americano Warner Brothers anunciou que seus DVDs de alta definição serão produzidos no formato Blu-Ray, que já recebeu também o apoio de empresas como Disney, 20th Century Fox, Sharp, Pioneer, Mitsubishi Electric e Samsung.

Com isso, parece sair na frente do concorrente na briga pela supremacia pelo formato de DVD de alta definição. O HD-DVD foi adotado pelos estúdios Universal e Paramount e é apoiado por Microsoft e Intel.

Conseqüência

Segundo o executivo da Microsoft, a decisão da Warner Brothers –uma das líderes no mercado de DVDs– de abandonar o HD-DVD em favor do Blu-ray não deve afetar as vendas do console Xbox 360.

“Eu acho que fundamentalmente… isso não tem um impacto significativo sobre o Xbox 360 [na batalha] contra o PlayStation 3 [fabricado pela Sony]”.

“Com PlayStation 2, o DVD era um aspecto importante no começo, mas, com o tempo, depois de um ano ou dois, as pessoas passaram a não comprar mais o aparelho como um DVD player”, afirma Penello.

Com informações da agência Reuters

Escrito por Airton

Deixe seu comentário