jan 17

Brasileiro faz macaca mover robô usando apenas o pensamento


Sem se mexer, ela, nos Estados Unidos, fez robô andar no Japão.

Feito promete revolução na área de próteses para amputados.

image“Um pequeno passo para um robô e um grande salto para um primata”. Foi assim que o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis resumiu para o jornal americano “The New York Times” a pesquisa em que conseguiu fazer uma macaquinha nos Estados Unidos mover um robô do outro lado do mundo, no Japão, apenas com a força do pensamento.

O feito de Nicolelis traz esperança de uma revolução na área de próteses para amputados. E se conseguir isso foi complicado, o princípio da coisa é fácil de entender. Ninguém pensa antes de fazer coisas como andar, pular ou pegar um objeto. Quando você pegar o mouse para ler a continuação deste texto mais para baixo, não vai pensar “eu quero esticar o braço, pegar o mouse, movimentar meu dedo e apertar o botão”. O ato é tão automático quanto o pensamento. Você nem pensou e já fez.

É essa naturalidade que o brasileiro tenta repetir com as próteses. A idéia é que quem precise usar um braço ou uma perna artificial não tenha que “aprender”: pense em andar e ande.

Acesse aqui e Veja como foi o experimento.

[BBL] macaca, robô, robotica, tecnologia, inovação, noticias[/BBL]

Escrito por Airton

2 Comentarios para “Brasileiro faz macaca mover robô usando apenas o pensamento”

  1. silvano Escreveu:

    eu quero mota um robo di sucata pra o tra balho da escola i eu quero saber como com pra os materias i saber como mota u corpo i a cabesa por favo mi a juda mada pra mi a ida ogi eu gailho 10 potus si eu fazer um robo

  2. jadilson ribeiro Escreveu:

    esse robõ ê muito ,manero eu tanbem sei emventar robõ mas não tenho peça para fazer um e tanbem nâo; tenho condiçao de comprar peça para fazer um se vc me chamar para trabalhar com vc ficaria feliz mostraria tudo o que sei sobre robõtica.

Deixe seu comentário