jan 23

A moda agora é peixe cru!


A comida oriental conquista cada vez mais apreicadores na capital, fazendo aumentar o número de restaurantes especializados.

sushi

Na terra do churrasco, pratos crus, frios e à base de peixe vêm conquistando os consumidores. Cresce a oferta de comida oriental – há sushi até em supermercados e churrascarias – e surgem restaurantes com preços acessíveis.

Bryan Chaplin, coordenador da área de gastronomia do Senac Pelotas, observa que hoje o sushi pode ser comparado a um lanche popular, tanto pelo custo quanto pela oferta.

– Cada vez mais se busca alternativas saudáveis e a culinária japonesa é voltada para a medicina preventiva – afirma.

– Aparência atrai a clientela

O professor também destaca a aparência dos pratos, que atraem o consumidor, e a arte do preparo que, na maioria das vezes, pode ser vista do balcão dos restaurantes.

Com 15 anos de experiência no ramo, Rodrigo Farias de Oliveira, o Rodrigo Seninha, proprietário do Sushi Seninha, no Mercado Público, e um dos donos do Sashiburi, confirma a ascensão da comida.

– É uma gastronomia que já está inserida na nossa e a aceitação é muito boa. No Centro, atendemos do cobrador de ônibus ao empresário – destaca.

– Potencial para mais restaurantes

De acordo com Ismael Tiger, do Sushi by Cleber, e diretor do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do RS (Abrasel), atualmente há 26 restaurantes japoneses na Capital, mas há potencial para até 52 – o dobro.

– Comida que faz bem

– Fabiola Regianini, nutricionista do Hotel Sheraton de Porto Alegre, explica que a alimentação japonesa é uma das mais saudáveis do mundo.

– Fábio Figueiró, gerente da Temakeria Japesca, no Mercado Público, conta que, diariamente, são atendidas mil pessoas.

– Na escolha do estabelecimento, é importante verificar se o local se preocupa com a qualidade dos peixes, sempre frescos e armazenados em local frio, e toma cuidados de higiene.

– Há opções de temaki no Centro da Capital a partir de R$ 5. Algumas lojas oferecem combinações a partir de R$ 12, dependendo da quantidade.

– Não te assusta com os nomes!

– Wasabi: raiz-forte, um tempero, e deve ser utilizado em pequenas quantidades.

– Sushi: arroz temperado com molho de vinagre, açúcar e sal, com peixe ou frutos do mar, ou vegetais, ou frutas.

– Sashimi: é o peixe fatiado sem arroz.

– Temaki: é um sushi maior, em formato de cone, com recheio mais abundante. Geralmente, se come com as mãos.

– Uramaki: é um sushi enrolado com a alga para o lado de dentro, com arroz por fora e gergelim preto, branco ou colorido.

– Hossomaki: é o sushi redondo, em rolo.

Escrito por Airton \\ tags: , , , , ,

Deixe seu comentário