No RS, durante nove dias, ação da Delegacia do Consumidor encontrou 3,5 mil produtos fora da validade nas gôndolas de 29 mercados em 19 bairros da capital. Uma vergonha, o que demonstra o total desrespeito com os consumidores gauchos, expondo-os a riscos de saúde que dependendo do tipo de alimento consumido estragado pode causar dor de barrida, diarréia, enjoo, infecções estomacais e intestinais entre muitos outros problemas graves de saúde.
O flagrante começou com 845 itens vencidos que foram tirados das prateleiras de um supermercado no Bairro Cidade Baixa, era só uma ponta de um problema maior. E, segundo a polÃcia, fora de controle entre mercados da Capital.
A Delegacia do Consumidor, do Deic, encerrou a Operação Vencimento, que encontrou 3,5 mil mercadorias fora do prazo de validade em 29 estabelecimentos, distribuÃdos em 19 bairros da cidade.
Foram identificadas 48 pessoas, entre gerentes, diretores e administradores como responsáveis pelos crimes contra o consumidor. Todos serão indiciados – a pena prevista por exceder o prazo é de dois a cinco anos.
- Foi surpreendente. Achava que esta era uma situação pontual, mas verificamos que está descontrolada. Os comerciantes estão ferindo gravemente os direitos do consumidor – afirmou o delegado Fernando Soares.
NotÃcia evitou mais flagrantes
Ao todo, a operação fiscalizou 45 estabelecimentos de Porto Alegre entre 16 e 24 de janeiro. E poderia ter sido pior.
- Estávamos em meio a esta investigação quando ganhou publicidade o problema no mercado da Cidade Baixa. Já tÃnhamos verificado outros mercados com o mesmo problema e, alertados pelas notÃcias, haviam retirado das prateleiras o que estava vencido – revelou o responsável pela investigação.
Cerco vai apertar
A partir do resultado da operação, a intenção da Delegacia do Consumidor é aumentar o cerco. Nos próximos dias, juntamente com o Procon e a Vigilância Sanitária, um grupo deve ser formado para elaborar estratégias de ação e garantir maior agilidade a partir de denúncias de consumidores.
De acordo com o delegado Fernando Soares, as ações da Decon devem ser estendidas à Regão Metropolitana e ao Litoral Norte nos próximos dias.
Procon RS deveria seguir exemplo do Procon SP, assista a reportagem abaixo.
Comentários Recentes