Sabadão. Depois do almoço. Você na casa da sua nova namorada, pronto para assistir um filme no sofá. Você pensa em tirar o tênis para deitar, mas lembra do seu chulé. Ai não tem jeito. Você fica com o tênis.
Cheiro ruim nos pés é sempre desagradável. E não são só os pés que tem chulé. Nos casos mais graves o odor atinge também os calçados. E normalmente aquele seu tênis mais confortável é também o com mais chances de ficar com um cheirinho… O que fazer então?
Como explica a dermatologista Dra. Meire Parada, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a bromidrose, ou o popular chulé, é provocado por bactérias. Dentro dos tênis e sapatos as bactérias encontram um ambiente excelente para se multiplicar por causa do calor, da umidade do suor e também da pele dos dedos bem gasta pela fricção. “Portanto, para acabar com o chulé é preciso combater as bactérias” ensina a dermatologista.
No caso do seu tênis velho de guerra, que já está exalando um cheirinho, você pode usar qualquer talco antitranspiração, facilmente encontrado em farmácias. Ele ajuda a secar o calçado e tem também ação anti-séptica.
Mas se o caso for muito grave, siga o conselho da Dra. Meire: coloque dentro do tênis uma pastilha de formol enrolada numa gaze (aquele pano bem esburacado que também é possível comprar em qualquer farmácia). O poder anti-séptico do formol é bem maior que o dos talcos para os pés. Se, no entanto, nem isso acabar com o mau cheiro, a solução para o seu calçado é mesmo o lixo!
Para que você não precise chegar numa situação tão calamitosa, veja algumas dicas para você evitar desenvolver chulé:
– Lave seus pés todo dia. Lave mesmo. Lembre-se deles quando você for tomar banho!
– Use meias de algodão e troque-as todos os dias
– Prefira calçados de pano, couro ou pelo menos com telas para os pés poderem “respirar”
– Não use sapatos fechados sem meia. Nem sandálias e papetes em que a borracha fique em contato direto com seu pé. A borracha aumenta a transpiração e concentra o suor.
– Evite usar o mesmo calçado por dias seguidos. Após tirar o tênis, não o guarde direito em sapateiras ou caixas. Deixe-o arejando.
Seguindo essas instruções, você vai poder dar adeus ao chulé e tirar o seu tênis tranquilamente na frente de sua namorada.
[BBL] chulé, dicas, afarias[/BBL]
fevereiro 15th, 2008 at 7:55 pm
muito bom o blog parabéns abraços!!!
julho 10th, 2008 at 10:57 pm
muito bom, gostei mesmo do conselho…. quanto mais informaçoes melhor será
outubro 2nd, 2008 at 8:13 pm
Muito bom,suas dicas são boas mas não sei se vai funcionar com tds
junho 12th, 2010 at 8:20 pm
Comigo naum funciona nada disso oque eu fasso:?
junho 17th, 2010 at 11:35 am
Gostei muito da dica obrigado.
junho 17th, 2010 at 2:36 pm
arrumei um bom jeito de acabar com o chulé > Lave o pé com bucha de lavar ROUPAS vai doer bastante OPS vai doer muito , lave por +/- uns 5 minutos sem parar . seque bem os pés e passe talco e procure não ficar correndo para que o pé não soe , e deixe seu tines sempre no sol e não repita meias ai sim seu chulé vai embora!!!
setembro 30th, 2010 at 3:28 pm
falaram que passar limao funciona?
janeiro 11th, 2011 at 1:35 pm
Olá meninas,
Visitem e comentem no meu Blog “Sapatos que dão Chulé” no blogspot.
Vocês são muito bem vindas!
Beijos.
junho 22nd, 2011 at 5:28 pm
Nao sei nao mas acho que isso nao vai funcionar quando o cara ja ta com o pé podre como é meu caso.
julho 25th, 2011 at 5:34 pm
gotaria de saber o que e bom para o chule
outubro 2nd, 2011 at 9:16 pm
Ola…Gostei muito das sua dicas,mas no meu trabalho tenho q usar sapatilha e meu pé transpira muito e por isso estou com muito chulé…
Esta pegando ate em calçados q nao uso muito…
O q eu fasso?
Obg desde já
Bjsss
abril 7th, 2012 at 6:04 am
I do not even know how I ended up here, but I thought this article was good. I don’t know who you are but definitely you’re going to a famous blogger if you aren’t already 😉 Kind regards! donate to children