mar 08

Cuidados com a Hypertensão arterial


hipertensao-arterial A hipertensão arterial é uma das mais freqüentes doenças cardiovasculares.

Ela é considerada uma doença silenciosa, e, geralmente, as pessoas têm baixa adesão ao tratamento deste mal. Além disso, é o principal fator de risco para outras doenças, como acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, insuficiência renal e diabete mellitus. Então, cuide-se! A melhor forma de prevenir a hipertensão é modifi­cando o estilo de vida, incluindo atividades físicas, hábitos alimentares e o fim do taba­co, que eleva a pressão arterial.

Para prevenir a hipertensão, deve-se evitar alimentos ricos em sal, como os congelados, pré-preparados, enlatados, como azeitona, milho, ervilha em conserva e extrato de to­mate. Além disso, evite embutidos: mortadela, bacon e temperos, como caldos prontos.

Dicas

  • Não acrescente sal nos alimentos pron­tos;
  • Coma mais alimentos ricos em potás­sio: mamão, laranja, banana, melão, mara­cujá, cenoura e beterraba, e ricos em cáicio: leite desnatado, vegetais folhosos verde-es- curos, como mostarda, couve, brócolis, soja, semente de girassol e gergelim;
  • Evite alimentos com cafeína, como ca­fé, chá, chocolate e refrigerante;
  • Leia o rótulo dos alimentos industria­lizados e verifique sempre se há adição de sódio, como glutamato de sódio, cloreto de sódio e demais aditivos com sódio. Evite-os.
  • Controle seu peso com a prática de ati­vidade física e alimentação saudável.


Nutricionista do Mesa Brasil Sesc

Escrito por Airton \\ tags: , , , , , ,

Deixe seu comentário