fev 08

Novas Regras para Telefonia Móvel


04_MHG_ECO_celularesmat04 Uma vitória do consumidor!

Passam a valer no próximo dia 13 de fevereiro, novas regras que devem ser cumpridas pelas operadoras de telefonia móvel em todo o país. Alguns pontos bastante reivindicados pelos usuários serão atendidos, o que representa, sim, uma grande vitória!

Quem já teve problemas para cancelar uma linha? MUITA gente! Agora isso vai acabar, segundo a Anatel! As empresas serão obrigadas a atender o cliente em até 24 horas!

Outra mudança bem interessante é a gratuidade das chamadas consideradas de emergência. Ou seja, se você precisar chamar a polícia, uma ambulância, Corpo de Bombeiros, não vai pagar por isso, mesmo que esteja fora da sua cidade!

Mas o que mais agradou parece ter sido com relação aos telefones pré-pagos.

Os créditos passarão a ter validade por 180 dias e não mais de 90, como é hoje. Mas, se você não usou tudo neste período, quando recarregar seu celular, aqueles créditos que sobraram voltam para o seu saldo, ninguém, mais vai perder créditos!

Estas seriam as principais mudanças! E pra todos os consumidores  vale a dica: dêem sempre uma passadinha pelo site da Anatel para ver o que tem de novidade! www.anatel.gov.br


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Escrito por Airton

16 Comentarios para “Novas Regras para Telefonia Móvel”

  1. José Carlos M.Lindner Escreveu:

    Fiz recarga em meu celular pré-pago n} 4799153891 e de m/esposa nº4799253422 de 35,oo cada achando que o crédito teria validade dde 180 dias conforme o anunciado em toda a midia. No entanto fui informado pela operadora TIM SC que somente os créditos acima de 50,00 terão este benefico, os outros , abaixo deste valôr continuarão com validade de 90 dias.
    Por favôr , qual a informação correta?

    José Carlos M Lindner

  2. Danya Elizabete de O. Lacerda Escreveu:

    Também fiz uma recarga em 3 celulares de minha casa dia 14/02/2008 no valor de R$ 10,00 cada da operadora TIM e fui informada pela atendente que a ordem data a eles é de que a validade de 180 dias são somente para recargas de R$ 50,00 e R$ 100,00 e pior, depois de feita a recarga a gravação de meu celular diz que a validade de meus créditos é até dia 15/03/2008. O que posso fazer para fazer a lei? Deveria ser denunciado ao Procon.

  3. adilson g..junior Escreveu:

    GOSTARIA DE SABER SE É OBRIGATORIO QUALQUER OPERADORA AGORA COM A NOVA LEI..DESBLOQUEAR O CEL..PARA USO DE UM OUTRO CHIP……POIS ACREDITO QUE ISSO SEJA UM DIREITO DO CONSUMIDOU..USAR O CHIP EM QUALQUER OUTRO APARELHO….GUARDO RETORNO OBRIGADO..

  4. admin Escreveu:

    No site da Anatel em http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalInternet.do referente as novas regras diz:
    Créditos – As operadoras serão obrigadas a oferecer créditos pré-pagos com validade de até 180 dias e revalidar os créditos expirados a partir da inserção de novos créditos (desde que antes do prazo de rescisão do contrato).

    “Ou seja, serão obrigadas a ofertar créditos com validade de até 180 dias mas não diz o valor mínimo.
    Ai esta a questão onde fomos pegos de surpresa, e sendo assim devemos buscar a operadora que ofertar o menor preço com esta validade.”

    Airton Farias

  5. admin Escreveu:

    Caro Adilson, conforme determina o artigo 40, da nova norma do anexo aprovado pela ANATEL, após um ano de vigência do último contrato, a operadora não pode cobrar multa se você quiser desbloquear um aparelho subsidiado ou pedir a mudança ou cancelamento de plano.
    Agora se você não assinou nenhum contrato recebendo descontos, para aquisição do aparelho, ou seja não assinou nenhum plano de fidelização relacionado ao aparelho que adquiriu, você poderá desbloquar o mesmo sem custos a qualquer momento.

    OBs: Quem deve desbloquear o aparelho é a Empresa responsável por este ato. A nova operadora poderá cobrar para executar tal serviço.

    Airton Farias

  6. Mauricélia de Andrade Escreveu:

    Eu gostaria de saber como fica a história da ´validade dos chips? Até quanto tempo eu posso ficar sem fazer a recarga sem perder o chip.

  7. Danilo Lima Escreveu:

    Gostaria de saber se eu comprar um celular no plano pós pago, se posso a a qualquer momento altera-lo para o plano pré pago???

  8. maria luiza dos reis Escreveu:

    Hoje dia 33/3/2008 liguei pra operadora claro onde pertence meu celular pra pedir informação sobre a validade dos creditos a resposta que tive que ñ mudou nada, por ex eu coloco $20,00 todos mês e tem validade de 2 meses eu perguntei mas agora a validade ñ é maior? a atendente me informou q ñ mudou nada. que continua tudo igual.que lei é essa eu quero saber, em seguida liguei pra anatel essa me informou q mudou sim a validade.

  9. Diogo Rosendo Escreveu:

    Tenho o telefone de uma operadora X de linha,e tenho um contrato de 2 anos queria saber se posso mudar ele pra cartão antes do prazo de 2 anos,des de ja obrigado.

  10. Richard Escreveu:

    Porque somente a tim pode bular as novas regras e fazem planos de fidelidade além de a estipulada que é de 12 messes…. ( Tim = 12+6 )

  11. Sabrina V Andrade Escreveu:

    Gostaria de me informar a respeito de uma nova lei que saiu, mais ainda não entendi, tinha um aparelho pós-pago o tempo de contrato era de 15 meses, mas a informação que tinha se eu cancela-se está mesma linha com 12 meses eu não era obrigada a ficar que mais que esse tempo, isso é verdade, pois me enviaram uma multa contratual de R$ 50,00 por mês, no caso R$ 150,00, gostaria de saber se sou obrigada a pagar essa multa, pois já tinha 12 meses.
    Desde de já estarei grata,
    Sabrina.

  12. VANESSA Escreveu:

    Gostaria de saber se eu comprar um celular no plano pós pago, se posso a a qualquer momento altera-lo para o plano pré pago???

  13. maria alice santos ferreira Escreveu:

    Tenho um celular da CLARO .
    Há três anos consecutivos, uso o celular para receber telefonemas ou dar telefonemas há cobrar no destino. O referido celular da claro recebeu credito na sua aquisição (uma única vez).

    Pergunto: Sou obrigada há colocar credito?………….Tem perigo de perder a linha?

    Atenciosamente .

    Alice

  14. iveraldo neves Escreveu:

    solicitei o desligamento de meu tel fixo fazem mais de 2 anos, a conta continua a vir todos os meses é claro que nao as paguei
    meu tel está cortado e nao faço ligações
    só recebe
    tenho o protocolo de pedido de desligamento
    o que devo fazer?
    quanto tempo a operadora podera me executar ou mesmo cobrar tal débito?

  15. suzyt torres Escreveu:

    gostaria de saber,para cancelar meu pros-pago,tenho que pagar multa,,,a calro está se recusando cancelar,,,alias tenho que pagar multa,,gostaria de melhores informações…ficarei muita grata.

  16. hiron Escreveu:

    Tenho uma tenho uma linha nextel, fiquei c/ menos d 60 dias em atraso, eles podem suspender minha linha, e outra eles suspederam e alteraram meu plano p/ um plano inferior dai qndo religarm gastei pensando q estevesse no plano maior, minha conta veio absurda , sendo q eles ñ comunicaram a mudança de plano, eu qria saber se eu pposso entrar na justiça?

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