fev 25

Companhia aérea faz primeiro vôo com biocombustíveis


Ambientalistas temem que alternativa gere mais danos que o combustível convencional



voo biocombustíveis

A Virgin Atlantic se tornou neste domingo a primeira companhia aérea comercial a cruzar os ares usando combustíveis biológicos. Em colaboração com a Boeing e a fabricante de motores General Electric, a companhia aérea de Richard Branson foi encarregada de testar a eficácia de um vôo com biocombustíveis formado por 20% de uma mistura de óleo de coco e de babaçu.

O Boeing 747 da Virgin Atlantic, pilotado por Geoff Andreasen, fez um vôo de Londres a Amsterdã sem passageiros a bordo. A aeronave usou quatro motores, um com combustível biológico e outros três com convencional, para garantir o bom funcionamento do aparelho no caso de o biocombustível apresentar algum problema.

Uma das desvantagens que este tipo de combustível poderia ter é congelar em grandes altitudes. Este foi o primeiro vôo com estas características, já que, apesar de em 1º de fevereiro ter sido feita uma experiência com um Airbus A380, de Filton (Inglaterra) a Tolouse (França), o biocombustível usado era sintético, e não natural.

Apesar das críticas dos ambientalistas, que alegam que os mesmos biocombustíveis são prejudiciais ao meio ambiente, Branson assegura que o vôo é “um ponto de inflexão” que permitirá que os aviões comecem a utilizar este tipo de combustível antes do esperado. O empresário insistiu em que o combustível empregado será de fontes “verdadeiramente sustentáveis” que não coloquem em risco recursos naturais para a obtenção de alimentos ou água.

 


[BBL] biocombustíveis, noticias, noticia, voo, companhia, meio ambiente, combustível, avião, afarias [/BBL]

Escrito por Airton

Deixe seu comentário