abr 11

Novo Serviço! Google Earth Outreach


Refugiados ao alcance de um clique do mouse

Qualquer pessoa poderá a partir de agora observar os dramas diários de um campo de refugiados em lugares como Darfur (Sudão) ou o Iraque – ao menos, de forma virtual.

O site de buscas Google lançou em 08/04 um novo serviço de imagens que permitirá que organizações não-governamentais (ONGs), políticos ou a própria Organização das Nações Unidas (ONU) tenham acesso às imagens do que está ocorrendo em zonas de crise humanitária. A idéia é dar maior visibilidade aos problemas enfrentados pelos refugiados e permitir que qualquer pessoa tenha acesso a informações sobre as crises. O mapeamento permite que se possa ter um acesso virtual às principais crises humanitárias e entender o que a ONU está fazendo.


Conhecido como Google Earth Outreach (www.unhcr.org/googleearth), o programa foi criado como mais uma forma de videogame. Mas, em 2005, o furacão Katrina revolucionou o uso do software. O governo americano pediu ao Google que fornecesse os mapas dos locais onde estavam as vítimas no sul do país. Com as imagens de satélite, teria conseguido salvar cerca de 4 mil pessoas.

Pelo programa lançado, internautas e ONGs poderão ter acesso a três níveis de detalhamento. O primeiro seria uma viagem virtual por crises como as de Darfur, Iraque e Colômbia. O usuário ainda pode avaliar o impacto dessas crises nos países vizinhos. O programa permite também que o internauta possa entender a vida dos refugiados, obtendo informações sobre o estado de saúde e as condições do campo.

A terceira camada de informações permite um zoom nos campos de refugiados, com imagens até das tendas onde vivem. A esperança dos técnicos é de que, no futuro, o mapeamento possa ajudar as agências a planejarem operações de resgate e de ajuda.


Fonte: Zero Hora

[BBL] Google Earth, Outreach, Refugiados, google[/BBL]

Escrito por Airton

Deixe seu comentário