abr 23

Que tal tornar sua morte pública???


Artista alemão procura doente terminal para morrer em instalação

morte_pública O artista plástico alemão Gregor Schneider está procurando um paciente terminal para participar de uma instalação na qual o doente morreria na galeria de arte.

Segundo Schneider, o doente passaria suas últimas horas de vida em uma galeria, no centro de uma instalação aberta ao público.

De acordo com ele, todo o processo artístico seria preparado com o consentimento do paciente e de seus familiares, que poderiam determinar como o moribundo seria apresentado.

Ele argumenta que tornar a morte pública pode servir para diminuir o medo das pessoas sobre o momento da morte.

O artista afirma que a instalação apresentaria a morte de uma maneira respeitosa e humana, e com um mínimo de privacidade – o doente ficaria em um espaço fechado com acesso controlado.

“Essa idéia já me persegue há mais de dez anos”, disse o artista em uma entrevista à imprensa alemã.



Polêmica

A idéia de Schneider gerou polêmica na Alemanha. Segundo Schneider, ele teria recebido ameaças de morte depois de tornar sua idéia pública.

Políticos de partidos de esquerda e de direita criticaram o projeto dizendo que se trata de um “abuso da liberdade artística”.

Silvia Loehrmann, deputada do partido verde no estado da Renânia do Norte-Vestfália, local onde Schneider quer expor sua obra, disse que não pode imaginar que pessoas queiram ver um moribundo “como vêem animais em um zoológico”.

Caso consiga realizar a instalação, esta não será a primeira vez que a morte seria tema de uma obra de Gregor Schneider.

Ele já produziu uma instalação onde uma mulher morta era representada por um boneco e também já encenou sua própria morte, além de ter produzido esculturas relacionadas com o tema.

[BBL] morte, artista, noticias, morrer, pública, medo[/BBL]

Escrito por Airton

Um Comentario para “Que tal tornar sua morte pública???”

  1. Rodrigo Escreveu:

    Esse negocio de morrer pela arte ja ta ando chato meu, ja chega aquela FDp que quer matar outro cão em nome da arte ¬¬

    Blog Silence

Deixe seu comentário