abr 30

Pessoas físicas poderão registrar endereços de internet ‘.com.br’


bner-cgi A partir do dia 1º, qualquer pessoa poderá ter um site com a terminação “.com.br”. O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), entidade responsável pelos endereços da web no País, liberou o cadastramento de home pages desse tipo com a apresentação de CPF. Antes, apenas quem possuísse CNPJ tinha o direito de fazer um registro com esse final. Embora o “.com” seja uma abreviação da palavra “comercial”, seu uso tornou-se tão comum no mundo todo que hoje existem muitos sites pessoais que utilizam esse sufixo. A restrição do CGI.br impedia, no entanto, que isso ocorresse no Brasil.

Por causa da limitação, muita gente optava por registrar um endereço de site no exterior, com a terminação “.com” em vez de “.com.br”, e pagava em dólares. A outra alternativa estava em usar um dos endereços para pessoas físicas e profissionais liberais, como os pouco comuns “.nom.br”, “.blog.br”, “.med.br”, entre outros.

Na prática, os finais criados pelo CGI.br para pessoas físicas e profissionais liberais não fizeram sucesso. Alguns deles inclusive são bastante estranhos, como “zlg.br”, para zoólogos, “ggf.br”, para geógrafos, e “cnt.br”, para contadores. Há 38 opções, que representam apenas 3,15% do total de 1,3 milhão de endereços da internet brasileira. Já o “.com.br” é usado por 1,2 milhão de sites, correspondentes a 92% da web nacional.

Quem desejar criar uma página com “.com.br” deve entrar no endereço http://registro.br, clicar em “Registrando domínios” e seguir as instruções. A manutenção do endereço custa R$ 30 por ano. Há também a opção de contratar um pacote de quatro anos por R$ 111.


[BBL] registros, dominios, pessoas físicas, dominios nacionais, sem CNPJ, CPF[/BBL]

Fonte: Gazeta de Ribeirão

Escrito por Airton

Um Comentario para “Pessoas físicas poderão registrar endereços de internet ‘.com.br’”

  1. JOSÉ CARLOS Escreveu:

    GOSTARIA DE CRIAR UM SITE PESSOAL. O QUE DEVO FAZER?

    AGUARDO UMA RESPOSTA.

    AGRADECIDO

Deixe seu comentário