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Dicas para se ter um coração Saudável


downças É o músculo mais importante do nosso corpo, pois é encarregado de bombear o sangue, levar oxigênio e nutrientes a todos os órgãos, por meio de vasos sangüíneos chamados artérias.

O que são doenças cardiovasculares?

São doenças provocadas pelo acúmulo de placas de gordura nas artérias, que podem bloquear total ou parcialmente a passagem do sangue, causando infarto ou derrame cerebral.

Homens com mais de 40 anos, mesmo nunca tendo apresentado qualquer tipo de sintonia, podem sofrer um infarto, pois é uma doença silenciosa. Por isso recomenda-se o controle dos fatores de risco.

Fatores de Risco

Deve-se controlar os fatores de risco que estão fortemente associados:

– Colesterol e Triglicérides altos.

– Diabetes – Doença que se caracteriza pó níveis altos ou mal controlados de glicose no sangue.

– Estresse – Tensão emocional por um período prolongado.

– Hipertensão arterial – Pressão alta (igual ou maior que 140 x 90 mmHg).

– Obesidade – Peso acima do ideal.

– Sedentarismo – Ausência de atividades física regulares.

– Tabagismo – Hábito de fumar.

Como controlar os fatores de risco?

O conhecimento dos fatores de risco é importante, pois pode significar mudanças de hábitos de vida, principalmente relacionados com a alimentação e a atividade física.

Taxa de Colesterol alta

Procure ter uma dieta alimentar saudável. Prefira carnes brancas e magras. Substitua a manteiga por margarina vegetal e as frituras por assados, cozidos ou grelhados.

Taxa de Triglicerídeos alta

Evite o consumo de massas, doces e bebidas alcoólicas.

Diabetes

ábitos alimentares saudáveis e exercícios físicos regulares são fundamentais para manter as taxas de glicose no sangue normais.

Estresse

Procure ligar mais tranquilamente com seus problemas emocionais. Divida as tarefas e responsabilidades, planeje melhor seu tempo e procure algum tipo de atividade para de sentir bem.

Hipertensão arterial

Diminua o sal a comida e controle o consumo de bebidas alcoólicas.

Tabagismos

Pare de fumar, pois o comprometimento dos pulmões é fator de alto risco.

Obesidade

Doces, refrigerantes e frituras, são alimentos com valor calórico elevado, por isso engordam. Prefira carnes magras, verduras, legumes e frutas.

Sedentarismo

Para produzir benefícios cardiovasculares, a atividade física deve ser regular, bem orientada e ter caráter aeróbico (natação, caminhada, corrida, etc).

Os exercícios aeróbicos melhoram a capacidade cardiorespiratória. Homens que se exercitam apenas uma vez por semana são 74 vezes mais propensos a sofrer parada cardíaca durante atividade intensa, como uma partida de futebol, segundo recente estudo americano.

De nada adiantam exercícios esporádicos. Aproveite o seu dia-a-dia para ir a pé ao trabalho e utilizar escadas, em vez de elevadores.

Recomendações

– Consulte seu médico 1 vez por ano para a prevenção da maioria das doenças cardíacas. Além de verificar a pressão arterial, seu médico pode solicitar outros exames, mais indicados para a sua idade, sexo e histórico familiar..

– Mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos regularmente.

– Coma grãos, frutas e vegetais.

– Leia rótulos dos alimentos. Eles podem ajuda-lo a comer mais fibras e menos gorduras e sódio.

– Limite o consumo de bebidas alcoólicas. O vinho é bom, quando ingerido com moderação.

– Mantenha seu peso sob controle.

– Se você tem 40 anos, comece a redobrar os cuidados com seu coração, principalmente se alguém da sua família tiver doença cardíaca.

– Diga “não” ao fumo.

– Ame a vida e o seu coração.

Escrito por Airton \\ tags: , ,

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