nov 17

Nokia e LG trazem novidades em termos de conectividade, design e recursos multimídia


tn_620_600_nokia_e_lg

Os smartphones estão na moda. Modelos top-de-linha, como iPhone e o N95; e corporativos, à moda BlackBerry, estão atraindo um número crescente de adeptos no país. Na semana passada, LG e Nokia lançaram modelos novos.

A Nokia finalmente trouxe ao Brasil um smartphone que tem um teclado completo sem perder a beleza do design. O E71, lançado pela Vivo na semana passada, é um pouco menor do que o iPhone 3G e ainda traz um acabamento metálico, de cor grafite, nas laterais e na tampa da bateria.

Ele é um dos smartphones mais bonitos do mercado e que se encaixam perfeitamente no bolso da calça. É ótimo para quem precisa de um telefone para trabalhar, ler e responder e-mails e abrir arquivos do Office. A compatibilidade com redes 3G e internet sem fio (Wi-Fi) permite escolher livremente como vai se conectar à web. Ele ainda tem uma antena GPS e vem com o programa de mapas da Nokia.

As qualidades e o preço baixo para aparelhos do tipo (R$ 989, no valor sem descontos das operadoras) tornam o E71 um dos concorrentes mais fortes de telefones BlackBerry, que fazem a cabeça de executivos.

Até mesmo quem é apaixonado pelo N95 – um dos modelos de celular mais vendidos no mundo – vai olhar diferente para o famoso telefone depois de conhecer o E71. Além de ter metade da espessura do N95 (que mede 2,1 centímetros), seu teclado utiliza o mesmo padrão dos computadores (QWERTY), o que facilita demais a digitação de mensagens de texto e e-mails. O teclado ainda é compatível com a língua portuguesa, com teclas específicas para o ‘Ç’ e acentos do nosso idioma.

O telefone dá a impressão de ser uma versão melhorada do E61i, outro modelo de smartphone da Nokia que já usava um teclado grandão. As teclas foram espremidas para diminuir a largura horrível e imensa que o seu ‘primo’ tem, de 7 centímetros contra 5,7 do E71. Aí vem o problema. Com botões menores, é preciso digitar com bastante atenção para não botar o dedo na letra errada (e isso acontece com uma freqüência irritante).

Como a maioria dos aparelhos da Nokia, o E71 usa o sistema operacional Symbian, versão S60 3ª edição. Ele é para o celular como o Windows é para os PCs e permite que você instale uma infinidade de aplicativos úteis, como o Mail Exchange, que sincroniza e-mails de servidores Exchange de empresas.

Porém, os detalhes gráficos do E71 deveriam ser melhores. Os desenhos dos ícones, menus, etc. são simples demais para um smartphone. Há outros probleminhas pontuais. O brilho da tela é fraco, mesmo no nível mais intenso. E o programa para navegar na web, apesar de não ser ruim, demora para ajustar a página à tela. Se você preferir usar outro navegador, como o Opera Mini, também sofrerá um pouco. Ao completar uma caixa de texto, como o campo de buscas do Google, ele abre uma janela inteira para que você digite a palavra a ser buscada. Desnecessário.

Renoir, a novidade da LG

A LG fez dois lançamentos na semana passada, em meio à feira Futurecom. Ambos têm como atrativo a tela sensível ao toque, recurso que ganhou popularidade no mercado pós-iPhone, e incluem algumas novidades especiais.

O Renoir é, segundo a companhia, o primeiro celular criado para o mercado mundial a incluir a tecnologia de som Dolby Mobile. O nome, no entanto, vem do pintor francês Pierre-Auguste Renoir, de cujas obras os designers da LG teriam tirado inspiração. O aparelho tem integrada uma câmera de 8 megapixels e permite acesso a redes 3G e wi-fi. Os recursos da câmera não são do tipo que se encontra em um celular: incluem funções de edição de imagem no próprio aparelho, flash xenon, foco automático e manual. Em termos de vídeo, o aparelho tem suporte a vários formatos, inclusive DivX.

O outro lançamento é o LG Cookie, um celular GSM com diversas funções inteligentes. Ele permite, por exemplo, usar um programa de reconhecimento de escrita manual para escrever lembretes e mensagens de texto. O Cookie vem com câmera de 3 megapixels e recursos de edição de imagens. O teclado QWERTY aparece na própria tela e fica visível quando segurado horizontalmente.


Fonte: Gazeta do Povo

Escrito por Airton \\ tags: , , , , ,

2 Comentarios para “Nokia e LG trazem novidades em termos de conectividade, design e recursos multimídia”

  1. Rodrigo Piva Escreveu:

    O ruim é que quando esses produtos chegam aqui no Brasil, o preço é multiplicado por 4 ou mais! Espero um dia comprar produtos pelos preços que eles realmente valem, sem ser assaltado pelos impostos do governo.

    Abraços

  2. ROGERIO Escreveu:

    Não comprem produtos da LG!!! Se forem usar a garantia esqueçam!!!
    Virei cliente da LG pois fui atraído pela estética e pela novidade
    “time machine” das TVs LCD… Depois da compra da TV, adquiri celular,
    Gravador de DVD com HD e Notebook R200. Este último deu problema em menos
    de dois meses da compra. Já tem 1 mês na assistência e nem sinal de vida –
    não deram qualquer satisfação. EU SOU CLIENTE E NÃO INDICO. VAI POR MIM.
    Não se enganem e não se fidelizem com esta marca.

Deixe seu comentário