Se a internet pode estimular os jovens, também há os que extrapolam o uso saudável da rede. Horas excessivas no computador podem virar dependência, aà a web vai junto para o divã.
– Há um fenômeno de os jovens acabarem ficando viciados, dependentes de jogos eletrônicos e internet. Eu tenho (pacientes assim) e quase todos os meus colegas também – alerta o psiquiatra Daniel Spritzer, coordenador do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas do Rio Grande do Sul.
Em outubro, os internautas brasileiros de 12 a 17 anos passaram 44 horas e 50 minutos na web a partir de suas casas, seis horas a mais que a média nacional, de acordo com o Ibope/NetRatings. O problema, porém, não é o tempo que se fica conectado, mas o uso que se faz da rede, explica o psiquiatra.
– O tempo não é um marcador absoluto, porque um adolescente tem mais tempo livre do que um adulto.
A maneira mais simples de se detectar o problema é observar se o uso excessivo do computador ou do videogame está causando prejuÃzo na vida da pessoa, se afeta a atividade escolar, se o jovem deixa de sair com os amigos e conviver com a famÃlia. Mesmo ficando muitas horas online, é possÃvel manter uma postura saudável de navegação, sem interferir nas relações sociais.
Fonte: Zero Hora
dezembro 7th, 2008 at 4:05 pm
A internet é boa, mas temos que saber usá-la……