dez 17

Do Mp3 ao Mpxx – Já tem até Mp11 – Entenda esta tremenda confusão….


mp4 Com o sucesso dos aparelhos de MP3 (para reprodução de música) e MP4 (para vídeo), vieram o MP5, o MP6… Agora, já tem até MP11. Novas tecnologias no mercado? Nada disso.

MP3 e MP4 realmente existem. São padrões de tecnologias para compactação, respectivamente, de música e vídeo, embora nem todos os chamados MP4 players rodem esse formato de arquivo. Há muitos celulares, por exemplo, que usam formatos de vídeo proprietários.

mp5

Do MP5 em diante, no entanto, é tudo jogada de marketing. A cada novo recurso incluído nesses equipamentos portáteis de entretenimento, a numeração sobe. Isso, claro, confunde o consumidor:

– A partir do MP5 é tudo invenção, para dar idéia de que o aparelho tem mais recursos. Começaram a surgir produtos vindos da China com esses nomes. Há muita falsificação, marcas pequenas. Não se vê os fabricantes mais conhecidos chamando seus players disso – observa o coordenador do Instituto de Informática da Unisinos, Cristiano Costa.

De MP5 são chamados no mercado informal os aparelhos que, além de tocar música e vídeo, têm câmera digital. Se o equipamento ainda for um celular, vira MP6. Também não há uma padronização. Cada fabricante ou vendedor tem sua própria classificação.

– Um pode falar que o seu MP7 tem TV digital, o outro que é com um segundo chip de celular. Não há uma definição – comenta o professor Almir Meira, da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap).

Segundo Meira, estão sendo chamados de MP11 os aparelhos que reúnem um smartphone com rede Wi-Fi (para internet sem fio), tela touchscreen (sensível ao toque) e GPS (localização por satélite), entre outros recursos. Em sites brasileiros, há falsificações do iPhone sendo vendidas como MP11. O produto, chamado descaradamente de Hiphone, conta com o recurso “shake control”, que troca a música com um movimento lateral no aparelho.

– O consumidor precisa tomar cuidado – alerta o professor Raul Weber, do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Meira, da Fiap, pondera que alguns desses produtos têm procedência duvidosa. Por isso, recomenda que se opte por equipamentos que ofereçam assistência técnica no país e manual em português. O ideal é escolher marcas mais conhecidas, exigir nota fiscal e garantia.

– Se for optar por marcas desconhecidas, fique ciente dos riscos – adverte.


Fonte: Zero Hora

Escrito por Airton \\ tags: , , , , , , , , , ,

7 Comentarios para “Do Mp3 ao Mpxx – Já tem até Mp11 – Entenda esta tremenda confusão….”

  1. Dicas para comprar MP5, MP6, MP7, MP8, MP9, MP10, MP11 • Gostei.net Escreveu:

    […] de outros produtos. Eles foram ganhando esses nomes devido às funcionalidades. Segundo o Airton Farias, MP3 (música) e MP4 (vídeo) são autênticos, pois receberam estes nomes devido aos algoritmos de […]

  2. Pedro Adami Escreveu:

    Realmente as marcas “Xing Ling” estão invadindo o mercado brasileiro. Eu já tive a oportunidade de testar alguns desses MP´s, e muitos são até bons, suportam mais de um chip podendo fazer e receber ligações individualmente, pegam TV entre outras inúmeras outras funções e o melhor, a um preço tentador… Se duram, se tem qualidade não posso afirmar pois testei por alguns minutos, mas eles vem ganhando espaço no mercado, mas claro todo cuidado é pouco, sempre tomar cuidado para não levar gato por lebre.

  3. ibsen Escreveu:

    Oi Airton, Esta informação é digna de nota. Até mesmo eu – que não sou
    “desinfornauta” – voava neste assunto. Um abraço.

  4. Donizete Escreveu:

    Feliz natal meu amigo que o menino Jesus esteja em seu lar neste dia. Que em 2009 possamos estreitar ainda mais nossos laços de amizade.

    Donizete

  5. Clovis petry Escreveu:

    Bah…depois de ler essa matéria fiquei com uma tremenda vergonha de mim mesmo… “acabei de cair no conto do mp11″ uma pena que não da mais tempo de desistir da negociação. Estava eu procurando o manual do famoso mp11 quando me deparei com esse blog. Tenho que agradecer aos comentários, bem interessante que acabei de ler nesse blog e parabenizar o idealizador.

  6. hidrowest Escreveu:

    é muito simples porque os fabricantes ou seja as montadoras brasileiras que só chinas,,,não fabricam estes ap chamados mp 11
    a preços tambem populares , eu tenho um mp 11 e é muito util
    outra coisa onde esta as peças de reposição dos aparelhos vendidos no brasil e com preço justo
    eu trabalho com reparos de plasma e lcd só que não tem peça no mercado aberto ou custa tão caro que o cliente desiste
    o que concordo e que tanto os importados e os montados aqui tem dificuldade de peças ,,, lembrando que geralmente os defeitos aparecem após um ano e meio a dois anos quando então já esta fora de garantia e ai que o bixo pega, e isto é para tudo vendido aqui

  7. hidrowest Escreveu:

    outra opnião minha opniao mps 11 são otimos e só saber usa-lo de forma correta tem até função palm top ~~outra coisa tudo que é vendido de eletronicos no brasil é chines a philips esta na china
    ou paises asiaticos ,,a china fabrica aparelhos de primeira ou segunda linha o prblema é quem compra para revender no brasil
    nada é fabricado no brasil com peças daqui é tudo china
    tente comprar uma tela lcd para seu tv que acabou de quebrar e vcs vão ver
    portanto o que tem que mudar no meu modo de ver é a disponibilidade de reparos ,peças preços manuam em portudgues etc…alisa manual tem em todas as linguas menos portugues brasileiro ,,, sera que existimos ?????

Deixe seu comentário