dez 02

TV digital: como escolher um televisor


Conheça os fundamentos da transmissão de TV

Antes de você ir a uma loja comprar um televisor novo em razão da chegada da TV digital, vamos repassar rapidamente os fundamentos da transmissão de TV. Uma câmera de vídeo obtém uma imagem de uma cena. Isso ocorre a uma taxa de 30 quadros por segundo, ou seja, a imagem é registrada 30 vezes a cada segundo. A câmera rasteriza a cena, isto é, transforma a imagem em fileiras de pontos individuais chamados pixels. Cada pixel corresponde a uma intensidade de uma cor.

Linhas e colunas

No aparelho de TV, essas fileiras de pixels são combinadas (sincronizadas) vertical e horizontalmente , refazendo a imagem. A tela é formada por colunas verticais e linhas horizontais onde os pixels são projetados. Quanto maior for o número de colunas e linhas, maior será a quantidade de pixels e melhor será a resolução da imagem.

Os televisores de alta definição (HDTV) tem resolução 1920 x 1080. Isso significa a que a tela tem 1.920 linhas horizontais, da esquerda para a direita, e em cada linha, de cima para baixo, existem 1.080 pixels.

Progressivo ou entrelaçado?

Mas, na loja, você encontrará dois tipos de televisores: 1920 x 1080i e 1920 x 1080p. Essas duas letras dizem respeito à resolução do televisor. Elas indicam a freqüência com que as imagens são projetadas na tela. Compare.

• Formato entrelaçado (letra i, do inglês interlaced)

Apenas metade das linhas de pixels da tela se acende a cada vez, enquanto a outra metade permanece apagada. Isso ocorre alternadamente 60 vezes por segundo. Assim, cada linha se acende 30 vezes a cada segundo, e a imagem é atualizada 30 vezes por segundo.

• Formato progressivo (letra p)

Todas as linhas de pixels se acendem ao mesmo tempo 60 vezes por segundo. Isso significa que a imagem completa da cena é atualizada na tela 60 vezes por segundo.

Tipos de aparelhos na prateleira

• Analógico
Formato 4:3
Resolução: 480 linhas
Pixels: 200 mil
São os aparelhos atuais de tubo. Servem para receber o sinal de TV digital, mas não para a alta definição.

• SDTV (definição digital standard)
Formato: 16:9
Resolução: 480 linhas
Pixels: 400 mil
Imagem equivalente à do DVD
São aparelhos digitais, com resolução baixa (praticamente a mesma dos aparelhos de tubo), o que elimina a possibilidade de alta definição.

• EDTV (definição estendida)
Formato: 16:0
Resolução: 480 linhas
Pixels: 400 mil pixels
Imagem equivalente à do DVD.
Têm imagem superior ao SDTV, mas não transmitem em alta definição.

• HDTV (alta definição)
Formato: 16:9
Resolução: 720 linhas (HD Ready)
Pixels: 1 milhão
Telas de alta definição
Imagem superior à do DVD

Resolução: 1.080 linhas (Full HD)
Pixels: mais de 2 milhões
Imagem equivalente à do DVD de alta definição (HD-DVD e Blue-ray).Reproduzem HDTV com o máximo de definição e som 5.1.

• HDTV com conversor integrado
Esses aparelhos têm um sintonizador para captar os sinais TV digital integrado em uma tela HDTV, dispensando conversor externo.

Uma dica

Adquira os componentes separadamente: uma tela HDTV de 16:9 com resolução 720p e 1080i/p, um receptor digital e uma antena UHF. A tela será o item mais caro, mas provavelmente durará muitos anos. O conversor e a antena poderão ser trocados em caso de atualização ou necessidade.

JORNAL ZERO HORA

Escrito por Airton \\ tags:

8 Comentarios para “TV digital: como escolher um televisor”

  1. Hebert Escreveu:

    Eu depois de ler esses comentários cheguei a conclusão que o televisor que mais me favorecia era o live borderless sl80, pois é lcd, tem 2.0ms, trumotion 240Hz, é full hd, tem o time machine ready, bluetooth, 3 entradas hdmi, uma entrada usb, sem contar que ela é linda e tem um custo x benefício muito bom!

  2. Igor Escreveu:

    Nossa, não sabia que a sl80 tinha tantos recursos, achei incrível! Estava pensando em trocar de televisor, e esse vai entrar para uma das opções junto com a Time machine digital!

  3. Paulo Escreveu:

    Pois é amigo.. essa sl80 é muito interessante mesmo, inclusive a sl90 é fodástica! Quando fui comprar a minha eu fiquei em dúvida, mas como a sl 90 é led achei a imagem um pouco melhor! E estava em promoção tb! Ai foi só eu correr para o abraço!

  4. marcão Escreveu:

    Acho extremamente bem feito esse televisor sl90, pois os recursos que ele tem são muito úteis, muito bonito, qualidade de imagem excelente, e um bom custo x benefício, mesmo sendo led!

  5. raphaela Escreveu:

    Sinceramente esse televisor me deixou de boca aberta quando eu liguei em casa pela primeira vez! Se adequou muito bem no ambiente em que ela ficou.. a sala clarinha com cortinas.. Não ficou com reflexos e a imagem ficou maravilhosa!

  6. anderson Escreveu:

    Muito legal a matéria… eu quando vou comprar o meu televisor olho as especificações técnicas, funções e imagem, design e custo benefício.. foi assim que escolhi o meu televisor live borderless sl80!!

  7. juliano Escreveu:

    Acho que é mais interessante a live borderless sl80 do que comprar uma led da philips, a led da philips parece que é uma lcd comum, sendo assim sou mais ficar com o trumotion 240Hz!!! \O/

  8. marcelo Escreveu:

    Se a led da philips tivesse pelo menos os 240Hz, acho que compensaria com certeza a philips, acho que só a sl80, a lh50 e a sony que tem trumotion!

Deixe seu comentário