jan 07

Google desenvolve serviço para concorrer com o Wikipedia


O Google anunciou o desenvolvimento de um serviço online concorrente da enciclopédia digital Wikipedia. No serviço, chamado “Knol” (de knowledge, conhecimento em inglês) os usuários poderão escrever artigos sobre diferentes temas, mas com sua assinatura.

O Google adiantou em seu blog corporativo os detalhes do projeto, ao qual só se pode ter acesso mediante convite. Os artigos de “Knols” serão assinados por seus autores, que podem incluir uma foto e uma breve biografia de si mesmos. “Acreditamos que saber quem escreveu ajudará os usuários a fazer um melhor uso do conteúdo”, escreveu Udi Manber, vice-presidente de engenharia do Google, no blog.


Os usuários poderão escrever críticas sobre os artigos e avaliá-los, mas não editá-los, como ocorre na Wikipedia. No entanto, a página de exemplo divulgada pelo Google inclui um link com a palavra “editar”, supostamente para que o autor do artigo revise seu conteúdo.

A outra grande diferença em relação à Wikipedia é que o serviço do Google incluirá anúncios se os autores dos artigos o desejarem e estes poderão ficar com uma parte da receita publicitária.

A Wikipedia está disponível em 250 línguas e em conjunto já tem mais de oito milhões de artigos. Apesar de sua popularidade, foi às vezes motivo de controvérsia pela suposta inexatidão ou subjetividade de algumas de suas entradas.

Escrito por Airton

Deixe seu comentário